Cobit

O objectivo do COBIT é proporcionar aos proprietários de gestão de processos e de negócios um modelo de gestão das tecnologias de informação (TI) que ajude no fornecimento de valor das TI e entender e gerir os riscos associados às TI. O COBIT ajuda a diminuir as distâncias entre os requisitos de negócio, as necessidades de controlo e questões técnicas. É um modelo de controlo para atender as necessidades da governança de TI e garantir a integridade da informação e sistemas de informação.

COBIT is used globally by those who have the primary responsibilities for business processes and technology, those who depend on technology for relevant and reliable information, and those providing quality, reliability and control of information technology.

O COBIT é utilizado mundialmente por aqueles que têm as responsabilidades primárias para com os processos de negócios e tecnologia, aqueles que dependem da tecnologia para obter informação relevante e confiável, e os que oferecem qualidade, fiabilidade e controlo da tecnologia da informação.

O COBIT está orientado para os processos de TI e, portanto, dirige-se, em primeiro lugar para os proprietários desses processos. Processos centrais (por exemplo, compras, operações, marketing, vendas) são discutidos, bem como os processos de apoio (por exemplo, recursos humanos, administração, tecnologia da informação). Como consequência, o COBIT não é apenas para ser aplicado pelo departamento de TI, mas ao negócio como um todo.

Esta abordagem decorre do facto de que nas empresas de hoje, os proprietários de processos são responsáveis pelo desempenho de seus processos, de que a TI se tornou parte integrante. Em outras palavras, eles têm o poder, mas também a responsabilidade. Como consequência, os proprietários de processos de negócios têm a responsabilidade final para a tecnologia da informação utilizada dentro dos limites dos seus processos de negócios. Claro, eles vão fazer uso de serviços prestados por terceiros especializados, como o departamento de TI tradicional ou o prestador de serviços de terceiros.

O COBIT fornece aos proprietários de processos de negócios uma framework, que deve permitir-lhes controlar todas as diferentes actividades que estão subjacentes à sua implementação. Como resultado, nesta base, podem obter uma garantia razoável de que irá contribuir para a realização de seus objectivos de negócios. Além disso, o COBIT fornece aos proprietários de processos de negócios uma framework de comunicação genérico para facilitar a compreensão e clareza entre as diferentes partes envolvidas na prestação de serviços de TI.

Além disso, as orientações de gestão fornecem à gestão um conjunto de ferramentas que permitem a auto-avaliação para ajudar a fazer escolhas para implementação de controlo e melhorias em relação a TI e medir o alcance das metas e bom desempenho dos processos de TI. As orientações de gestão incluem modelos de maturidade; objectivos chave e métricas; e um modelo de responsabilidades e papéis (RACI) para apoiar a tomada de decisão.

 Print  Email